SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Matemática cotidiana e matemática científicaPiscar atencional e as limitações do processamento de informações visuais conforme a frequência temporal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

ANDRADE, Paulo Estêvão  y  CASTELON KONKIEWITZ, Elisabete. Música e cérebro: Uma janela para o entendimento do funcionamento interativo do cérebro. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 137-164. ISSN 1806-5821.

Resumo Aqui revisamos os aspectos psicológicos mais importantes da música, seus substratos neurais, sua universalidade e prováveis origens biológicas e, finalmente, como o estudo da neurocognição e das emoções associadas à música pode fornecer uma das mais importantes janelas para a compreensão das funções cerebrais superiores e da mente humana. Iniciamos com os principais aspectos da teoria da modularidade, suas evidências comportamentais e neuropsicológicas. Então discutimos a psicologia e a neuropsicologia básicas da música e mostramos como a música e a linguagem estão cognitiva e neurofuncionalmente interrelacionadas. Em seguida, apresentamos brevemente as evidências contrárias à visão de um alto grau de especificação e encapsulamento do módulo putativo da linguagem e como os estudos etnomusicológicos, psicológicos e neurocognitivos sobre música auxiliam na elucidação dos temas modularidade e evolução e parecem fornecer subsídios adicionais para uma visão interativa e intermodal dos processos neurocognitivos. Finalmente iremos argumentar que a noção de amplos módulos não descreve adequadamente a organização de funções cerebrais complexas, como a linguagem, a matemática, ou a música. Propomos uma visão menos radical de modularidade, na qual os sistemas modulares são especificados não ao nível de domínios cognitivos culturalmente determinados, e sim mais ao nível de representações perceptuais e sensoriomotoras. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (1): 137-164.

Palabras clave : música; linguagem; modularidade; cérebro; evolução; cognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )