SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Música e cérebro: Uma janela para o entendimento do funcionamento interativo do cérebroA escolaridade no processamento atencional examinado por testes de cancelamento: Uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

MENEZES, Carolina; STEFFEN HOLDERBAUM, Candice; FUMAGALLI DE SALLES, Jerusa  e  BIZARRO, Lisiane. Piscar atencional e as limitações do processamento de informações visuais conforme a frequência temporal. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 165-179. ISSN 1806-5821.

Resumo O sistema cognitivo possui capacidade limitada de processar informações, priorizando recursos atencionais a algumas, em detrimento de outras. A influência do tempo entre a apresentação de dois estímulos parece ser importante para esta seleção, pois dependendo do intervalo, a atenção ao primeiro prejudica a percepção do segundo. A este fenômeno chamou-se piscar atencional - PA. O objetivo desta revisão é apresentar o PA, descrever o paradigma utilizado para o seu estudo, as pesquisas que inicialmente o identificaram, os principais modelos teóricos que buscam explicar o fenômeno, bem como a sua relação com o efeito de priming semântico e com o processamento de estímulos emocionais. Os estudos mostram que os recursos atencionais são limitados também no domínio temporal e que a não percepção do segundo estímulo parece estar mais relacionada a uma limitação do controle da distribuição atencional, do que a uma falta de recursos propriamente dita. Além disso, esta limitação parece se relativizar conforme a classe de estímulos investigada. Conjuntamente, os achados discutidos demonstram a utilidade desta ferramenta experimental, a qual pode contribuir para o estudo de processos mentais e suas interações. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (1): 165-179.

Palavras-chave : atenção; piscar atencional; priming semântico; processamento emocional; psicologia cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )