SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Piscar atencional e as limitações do processamento de informações visuais conforme a frequência temporalEnsino de biossegurança e meio ambiente: uma experiência na Fundação Oswaldo Cruz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

FERRONATO CORREA DA SILVA, Rochele; DE OLIVEIRA CARDOSO, Caroline  y  PAZ FONSECA, Rochele. A escolaridade no processamento atencional examinado por testes de cancelamento: Uma revisão sistemática. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 180-192. ISSN 1806-5821.

Resumo Os estudos em neuropsicologia cognitiva têm demonstrado cada vez mais interesse no papel de fatores sociodemográfico-culturais no processamento cognitivo, com especial destaque à escolaridade. O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de estudos empíricos que investigaram direta ou indiretamente o papel da variável sociodemográfica escolaridade no desempenho avaliado por testes de cancelamento. Para tanto, consultaram-se as bases de dados PubMed, PsycINFO, ISI Web of Knowledge e Scopus, buscando-se abstracts de artigos publicados no período de 2000 a 2009, com as palavras-chave: "cancellation task AND education"; "cancellation test AND education"; "cancellation task AND schooling"; "cancellation test AND schooling". Dos 143 abstracts inicialmente encontrados foram incluídas seis investigações sobre o papel da escolaridade em saudáveis, e 10 estudos com populações clínicas, sendo os quadros neurodegenerativos mais frequentemente examinados. Os dados apontam que a escolaridade, e especialmente, a qualidade dos anos de formação tendem a influenciar no desempenho em tarefas de cancelamento visual. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (1): 180-192.

Palabras clave : escolaridade; educação; teste de cancelamento; atenção; avaliação neuropsicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )