SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Funções psicológicas e cognitivas presentes no ato de dirigir e sua importância para os motoristas no trânsitoCognição, cultura e funções sígnicas: uma análise da mediação semiótica no desenvolvimento histórico, social e linguístico do sujeito surdo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

CESAR BAQUIAO, Rubens. Entre corpo e percepção: a composição discursiva da figura de Jesus Cristo. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 30-49. ISSN 1806-5821.

A figura de Jesus Cristo está presente em vários campos do pensamento ocidental. Nas representações contemporâneas de Cristo, os elementos sacros se atenuam enquanto evolui uma estética da imagem cristã com outros valores integrados. Entendemos que a figura de Cristo, no decorrer da história, recobre diversas axiologias e que não está relacionada apenas ao discurso religioso. A sintaxe discursiva que estrutura essas representações é um encadeamento de atos que conjuga a dimensão da intensidade (o sensível, o afetivo) e a dimensão da extensidade (o inteligível, o compreensível). A semiótica discursiva aprofunda-se nos conceitos fenomenológicos de corpo e percepção para analisar as transformações culturais em discursos produzidos em períodos históricos diferentes e em culturas distintas. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (2): 030-049.

Palabras clave : corpo; figuratividade; percepção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )