SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Between body and perception: the discursive composition of Jesus Christ figureAspectos da afiliação epistemológica da Linguística Cognitiva à Psicologia da Gestalt: percepção e linguagem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

DE SOUZA KAPITANIUK, Rosemeri Bernieri. Cognição, cultura e funções sígnicas: uma análise da mediação semiótica no desenvolvimento histórico, social e linguístico do sujeito surdo. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 50-64. ISSN 1806-5821.

Este artigo tem como objetivo principal abordar o tema.. mediação semiótic..» no desenvolvimento cognitivo, social et linguístico do indíviduo surdo. Num primeiro momento, serão apresentadas algumas definições de signo por alguns autores que se dedicaram a desenvolver teorias no domínio da semiótica (Eco, Peirce, Saussure). Em seguida, faremos uma reflexão sobre o signo Vygotskyano como mediador do desenvolvimento dos processos superiores do homem. Num segundo momento, relataremos alguns estudos de crianças e comunidades surdas com o intuito de refletirmos sobre o seu desenvolvimento sob a ótica das operações superiores mediadas pelo signo. Para finalizar, faremos uma análise de algumas construções de referência em língua de sinais, descrevendo algumas estratégias icônicas que representam a manipulação de instrumentos de mundo. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (2): 050-064.

Keywords : mediação semiótica; cognição; surdez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )