SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Cognição, cultura e funções sígnicas: uma análise da mediação semiótica no desenvolvimento histórico, social e linguístico do sujeito surdoSimilaridades entre a epistemologia genética de Piaget e a cognição incorporada: Similarities between the Piaget's genetic epistemology and the embodied cognition índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

TENUTA DE AZEVEDO, Adriana Maria  y  LEPESQUEUR, Marcus. Aspectos da afiliação epistemológica da Linguística Cognitiva à Psicologia da Gestalt: percepção e linguagemSome Aspects of the Epistemologica. Affiliatio. of Cognitive Linguistic. to Gestal. Psychology: perception and language. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 65-81. ISSN 1806-5821.

Existe, em geral, uma relação significativa entre linguística e psicologia. Dentre as áreas dos estudos linguísticos, a Linguística Cognitiva tem um envolvimento especial com questões que são mais prototipicamente ligadas à psicologia porque lida direta e sistematicamente com a relação entre linguagem e cognição. Por outro lado, dentre os modelos de estudos psicológicos, o que mais fortemente influenciou a Linguística Cognitiva foi a Teoria da Gestalt. Este ensaio visa a discutir alguns aspectos da afiliação epistemológica da Linguística Cognitiva à Psicologia da Gestalt, mais especificamente, a apropriação pela Linguística Cognitiva, através de conceitos e noções, das seguintes proposições gestaltistas: (a) a percepção é básica para os demais processos cognitivos; (b) as partes não são primárias à percepção do todo e (c) a percepção é regida pelo princípio da atenção seletiva. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (2): 065-081.

Palabras clave : linguística cognitiva; psicologia da Gestalt; linguagem; percepção; figura e fundo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )