SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Avaliação do grau de inserção dos museus de ciências na realidade escolar da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

VEIGA FERREIRA DE SOUZA, Maria Alice. A habilidade matemática e o desempenho escolar na solução de problemas mal-estruturados. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 113-122. ISSN 1806-5821.

Resumo Que relações possuem as habilidades matemáticas de estudantes e seus desempenhos em provas de Matemática? Psicólogos cognitivistas e educacionais defendem que essas variáveis são psicológicas e que estudos detalhados das habilidades acrescentariam informações às provas cujas estatísticas carecem de um delineamento dos processos cognitivos usados no desempenho dessas tarefas. Doze estudantes de uma amostra inicial de 141 graduandos em Ciência da Computação foram analisados em suas soluções de cinco problemas mal-estruturados propostos por Krutetskii. Os principais resultados apontaram descolamento entre o desempenho e a habilidade, seja como estudante ingressante ou concluinte, seja como bem ou mal-sucedido em provas de Matemática. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (2): 113-122.

Palabras clave : habilidade matemática; desempenho; pensamento matemático; problemas mal-estruturados; cognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )