SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Conhecimentos prévios e organização de material potencialmente significativo para a aprendizagem da geometria espacial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

DOS SANTOS PACHECO, Wellem  y  SILVA OLIVEIRA, Marinalva. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com síndrome de Down: : representações sociais de mães e professoras. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 002-014. ISSN 1806-5821.

Resumo As representações sociais funcionam como sistemas de referências para classificar pessoas ou grupos sociais, elas também estabelecem relação com a linguagem e a ideologia, exercendo dessa forma, um papel fundamental na orientação de condutas e práticas sociais. Esse estudo, portanto, objetiva compreender e analisar as representações sociais que permeiam o imaginário de mães e professoras acerca da aprendizagem e desenvolvimento das crianças com síndrome de Down. Para a coleta das informações foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo com 05 professoras e 05 mães de crianças com síndrome de Down matriculadas no ensino regular da rede pública municipal de Santana/AP. Os resultados indicam que as representações aqui expostas ainda estão fortemente arraigadas a um enfoque clínico conservador, que considera a deficiência orgânica como único fator responsável pela aprendizagem e desenvolvimento da criança com síndrome de Down. Em função disso, essas participantes acabam direcionando suas ações e expectativas, o que impossibilita a adequada aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças. Desse modo, esse estudo visa evidenciar tais informações a fim de contribuir para que a sociedade ressignifique seus conceitos acerca da pessoa com síndrome de Down, para que assim possam diminuir as barreiras atitudinais que impedem esses sujeitos de se relacionarem com o mundo enquanto seres ativos, interativos e com potencialidades a serem desenvolvidas. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 002-014.

Palabras clave : síndrome de Down; representações sociais; expectativas de mães e professoras; educação inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )