SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Conhecimentos prévios e organização de material potencialmente significativo para a aprendizagem da geometria espacialAutoeficácia entre estudantes universitários ingressantes e veteranos de dois cursos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

MORAES DOS SANTOS, Edirnelis. A coavaliação como instrumento formativo no ensino-aprendizagem da produção escrita em português como língua estrangeira. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 037-042. ISSN 1806-5821.

Resumo Verificar o quanto os aprendentes conseguem evoluir no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira não é uma tarefa fácil. Muitas teorias têm auxiliado ao professor a avaliar o progresso de seus alunos. Entretanto, não cabe somente ao professor o papel de avaliar, os aprendentes também devem se sentir responsáveis pela avaliação de sua aprendizagem. Neste ensaio, temos como objetivo apresentar a coavaliação como instrumento formativo no ensino-aprendizagem da produção escrita em português língua estrangeira, tomando como exemplo a produção de um artigo de opinião. Para tanto, tomaremos como base pressupostos teóricos que versam sobre a avaliação formativa (autoavaliação, autorregulação e coavaliação). Discorreremos, também, sobre o procedimento Sequência Didática, evidenciando como ela pode auxiliar o professor a explorar e fomentar momentos de coavaliação das produções escritas dos alunos. Desta forma, buscamos mostrar que se instrumentos como a coavaliação forem utilizados, os valores "negativos" que geralmente são atribuídos a avaliação poderão ser redimensionados, pois, professor e aprendente adotarão novas posturas, o primeiro não será mais visto como o "corretor" e o segundo como o "corrigido", ambos serão responsáveis pela avaliação da produção escrita. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 037-042.

Palabras clave : avaliação formativa; sequência didática; produção escrita; português como língua estrangeira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )