SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A coavaliação como instrumento formativo no ensino-aprendizagem da produção escrita em português como língua estrangeiraAutoeficácia entre estudantes universitários ingressantes e veteranos de dois cursos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

FERRO CAVALCANTE, Tícia Cassiany  y  PATRICIA ATAIDE FERREIRA, Sandra. Autoeficácia entre estudantes universitários ingressantes e veteranos de dois cursos. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 057-065. ISSN 1806-5821.

As pessoas que fazem parte do grupo com impedimentos cognitivos são aquelas que apresentam deficiência intelectual ou outras deficiências que tem como fator secundário a deficiência intelectual, podendo apresentar dificuldades na comunicação oral. Nesta revisão de literatura, que tem por objetivo refletir sobre as contribuições da teoria sócio-histórica de Vygotsky para a aprendizagem de pessoas com deficiência e com impedimentos cognitivos, destacam-se os processos de compensação como uma possibilidade de ampliação das potencialidades dessas pessoas a partir do uso dos sistemas/artefatos culturais de comunicação nas/pelas interações sociais, sobretudo na escola. Tais processos podem contribuir para a diminuição das barreiras impostas pela sociedade ao não segregar as pessoas com deficiência, que é o que caracteriza a deficiência secundária. A escola tem o papel de diminuir as barreiras e garantir a acessibilidade de todos os alunos, com a utilização de recursos de tecnologia assistiva, que no caso dos impedimentos comunicacionais, referem-se a formas alternativas de comunicação. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 043-056.

Palabras clave : deficiência; impedimentos cognitivos; acessibilidade; comunicação; Vygotsky.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )