SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Autoeficácia entre estudantes universitários ingressantes e veteranos de dois cursosParceria entre ensino formal e não formal: Um curso de formação de professores do ensino médio e o Espaço Ciência Viva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

CERUTTI, Fernanda et al. Autoeficácia entre estudantes universitários ingressantes e veteranos de dois cursos. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 057-065. ISSN 1806-5821.

A autoeficácia é um constructo que aborda a percepção de um indivíduo sobre sua capacidade de enfrentar desafios e buscar resultados satisfatórios. Sendo assim, objetivou-se a partir deste estudo investigar os níveis de autoeficácia de acadêmicos de uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A amostra foi composta por 137 acadêmicos dos cursos de enfermagem e administração, com idades entre 17 a 41 anos. As informações coletadas foram analisadas quantitativamente, na versão 17 do Statistical Package for the Social Sciences.Verificou-se médias mais elevadas de autoeficácia entre as mulheres em comparação aos homens. Os resultados indicam que as médias de autoeficácia dos grupos de calouros e veteranos não diferem significativamente (p>0,05), bem como entre os acadêmicos dos cursos de enfermagem e administração (p>0,05). © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 057-065.

Palabras clave : autoeficácia; universidade; universitários ingressantes; concluintes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )