SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Autoeficácia entre estudantes universitários ingressantes e veteranos de dois cursosAdaptação do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN para avaliar pacientes com afasia expressiva: NEUPSILIN-Af índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

DIAS BEVILACQUA, Gabriela; KURTENBACH, Eleonora  y  COUTINHO-SILVA, Robson. Parceria entre ensino formal e não formal: Um curso de formação de professores do ensino médio e o Espaço Ciência Viva. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 66-77. ISSN 1806-5821.

O Espaço Ciência Viva (ECV) e o Colégio Estadual Julia Kubitschek (CEJK) firmaram uma parceria que, desde 2010, vem possibilitando ações conjuntas na educação de alunos do curso de ensino médio de formação de professores. No início do ano, as atividades têm início com um curso de capacitação de mediadores, realizado para alunos do CEJK e de cursos de graduação. Neste, são realizadas cerca de vinte oficinas com temas variados. Após o curso, vinte alunos, em média, do CEJK continuam a capacitação participando de atendimentos a grupos escolares e eventos abertos ao público. Em 2010 e no início de 2011 foram realizadas avaliações através de questionários e entrevistas das percepções dos alunos sobre o estágio. Estes indicaram satisfação com o estágio no ECV, bem como a relevância da aprendizagem obtida. Ao final de 2010, 80% dos alunos revelaram gostar mais de Ciências e 20% registraram continuar com o mesmo prazer que já tinham. O contato dos estudantes com diferentes públicos como mediadores em situações de divulgação científica ampliou suas percepções sobre Ciências e sobre eventos de ensino-aprendizagem. As atividades desenvolvidas no ECV têm proporcionado conhecimento e estímulo à criatividade dos estudantes para suas práticas futuras, como professores. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 066-077.

Palabras clave : ensino de ciências; formação de professores; museu de ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )