SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Parceria entre ensino formal e não formal: Um curso de formação de professores do ensino médio e o Espaço Ciência VivaCognição e Diabetes Mellitus tipo 2 em idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

REN DA FONTOURA, Denise et al. Adaptação do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN para avaliar pacientes com afasia expressiva: NEUPSILIN-Af. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 78-94. ISSN 1806-5821.

Este trabalho apresenta o processo de adaptação do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN para afásicos expressivos (NEUPSILIN-Af). Esta bateria abrange a avaliação breve de componentes das funções Orientação Têmporo-Espacial, Atenção, Percepção, Memória (de Trabalho, Episódico-Semântica, Semântica de Longo Prazo, Visual e Prospectiva), Habilidades Aritméticas, Linguagem (Oral e Escrita), Praxias (Ideomotora, Construtiva e Reflexiva) e Funções Executivas (Resolução de Problemas Simples e Fluência Verbal Fonêmica-Ortográfica). Devido aos déficits primariamente linguísticos de pacientes afásicos expressivos, que podem influenciar na verbalização das respostas, a adaptação foi necessária. O processo envolveu seis etapas: 1) revisão da literatura, 2) análise do instrumento original e construção da versão preliminar adaptada do NEUPSILIN-Af, 3) análise de juízes especialistas na área da saúde, 4) análise de juízes especialistas em neuropsicologia, 5) estudo piloto, e 6) versão final do instrumento. Esses procedimentos permitiram testar a validade de conteúdo do NEUPSILIN-Af. Estudos futuros serão direcionados para testar a sensibilidade dessa bateria para detectar déficits cognitivos em pacientes com afasia de expressão. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 078-094.

Palabras clave : avaliação neuropsicológica; adaptação de teste; afasia não fluente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )