SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Adaptação do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN para avaliar pacientes com afasia expressiva: NEUPSILIN-AfPrevalência de sintomas osteomusculares em professores do ensino fundamental do maior colégio municipal da America Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

FERNANDES LOPES, Regina Maria et al. Cognição e Diabetes Mellitus tipo 2 em idosos. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 095-108. ISSN 1806-5821.

Estudos sobre o status cognitivo em idosos tem tido maior destaque nas pesquisas atuais, identificando prejuízos, principalmente quando uma doença crônica encontra-se presente. A hiperglicemia pode ser um fator significativo para incidência de Alzheimer e uma causa secundária de demência. A Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) está associada a déficits cognitivos e funcionais, e um dos instrumentos que pode ser utilizado para avaliar funções executivas é o WCST. O objetivo foi avaliar os prejuízos cognitivos em idosos com DM2. Participaram do estudo 254 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, sendo 44 idosos com diagnóstico de DM2 e 210 idosos do grupo controle da população geral. O delineamento foi de um estudo quantitativo e transversal. Os instrumentos utilizados foram: Ficha de Dados Sociodemográficos,WCST, MEEM, BDI, BAI e GDS. Os subtestes Vocabulário, Códigos, Dígitos e Cubos da WAIS-III. Os resultados mostraram que houve diferença significativa no desempenho de idosos com DM2, quando comparados com os idosos do grupo controle em quatro descritores do WCST, indicando prejuízos. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 095-108.

Palabras clave : diabetes tipo 2; idosos; teste Wisconsin de classificação de cartas (WCST); flexibilidade cognitiva; prejuízos; funções executivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )