SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Cognition and type 2 diabetes in the elderlyThe world as external memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

COSTA BRANCO, Jerônimo  and  JANSEN, Karen. Prevalência de sintomas osteomusculares em professores do ensino fundamental do maior colégio municipal da America Latina. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 109-115. ISSN 1806-5821.

Perante preocupação com a saúde dos docentes, o objetivo do estudo foi analisar a prevalência de sintomas osteomusculares em professores do ensino fundamental do maior colégio municipal da América Latina e as condições do local de trabalho dos mesmos. Pois consta na literatura uma alta prevalência desses sintomas em trabalhadores levando ao afastamento do trabalho. Utilizamos uma amostra de 140 professores. Foi utilizado um questionário sócio-demográfico, um check-list para avaliação da ergonômica e o questionário nórdico para avaliar os sintomas osteomusculares. Para análise dos dados utilizou-se o programa SPSS 10.0. Dos participantes, 90,7% referiram algum sintoma osteomuscular nos últimos doze meses e 67,1% nos últimos sete dias. Dos que relataram sintoma nos últimos 7 dias: 63,7% consideraram a condição ergonômica do local de trabalho ruim; 80,9% acreditam que a sintomatologia esteja relacionada com o trabalho de docente, as áreas mais acometidas por estes sintomas nos últimos 7 dias foram: dorsal 68,1%, lombar 67% e ombro 52,1%. Os professores apresentam alta prevalência de sintomas, destacando a coluna vertebral como a mais afetada. E o ambiente de trabalho não apresenta uma ergonomia satisfatória, destacando a necessidade de políticas escolares voltadas ao cuidado da saúde dos professores. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 109-115.

Keywords : docentes; osteomuscular; ergonomia; saúde do trabalhador; fisioterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )