SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Empleo del mundo como memoria externaEstudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

COUCEIRO FIGUEIRA, Ana Paula  y  CARVALHO, Sandra. As competências emocionais na formação do Fisioterapeuta: Estudo com um grupo de alunos de Fisioterapia. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 132-150. ISSN 1806-5821.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções e percepções dos alunos de Fisioterapia em torno das competências emocionais. Os participantes, em número de 26, são alunos que frequentam o 4º ano da Licenciatura em Fisioterapia numa Escola Pública, tendo sido utilizado como instrumento de pesquisa um guião de narrativa semi-estruturado. Os resultados permitem-nos concluir que mesmo perante a ausência de formação dirigida às competências emocionais, os alunos conseguem destacá-las, com maior ou menor predominância, e reconhecem não só a importância dessas competências, como a importância de adquirirem conhecimentos nesta área. Acresce que a análise dos resultados permitiu uma reflexão sobre as práticas de cuidados, sublinhando-se a importância do paradigma do cuidar, em vez do paradigma do tratar. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 132-150.

Palabras clave : fisioterapia; concepções; competências emocionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )