SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3As competências emocionais na formação do Fisioterapeuta: Estudo com um grupo de alunos de FisioterapiaJuízo moral e trapaça em uma perpectiva psicogenética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

OLIMPIA ALMEIDA DE PAIVA, Maria  y  AFONSO LOURENCO, Abílio. Estudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 151-166. ISSN 1806-5821.

Nas sociedades contemporâneas, os processos de negociação têm vindo a assumir um relevo crucial na gestão dos mais diferentes conflitos que se desenvolvem nos distintos níveis da realidade social. Os sujeitos que integram o complexo processo negocial exprimem um conjunto único de características individuais que podem perturbar o modo e a efetividade da sua atuação. Este estudo tem como finalidade determinar se a Conscienciosidade, como fator da personalidade, bem como as variáveis sociodemográficas Sexo, Idade e Ano de escolaridade são relevantes na explicação da Eficácia Negocial. A amostra é constituída por 407 alunos do Ensino Secundário de uma escola do centro do Porto, Portugal. Foi utilizado o NEO-PI-R para avaliar a Concienciosidade e o QENCE para avaliar a Eficácia Negocial de Conflitos na Escola. Os resultados sugerem que a Conscienciosidade e as variáveis exógenas em estudo são essenciais para o entendimento da eficácia condutual dos negociadores. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 151-166.

Palabras clave : conscienciosidade; conflito; ambiente escolar; eficácia em negociação.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )