SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Estudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

MELO PESSOTTI, Alice; ORTEGA, Antonio Carlos  e  MOULIN DE ALENCAR, Heloisa. Juízo moral e trapaça em uma perpectiva psicogenética. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 167-181. ISSN 1806-5821.

Este estudo tem por objetivo investigar, em uma perspectiva psicogenética, a trapaça no que diz respeito ao juízo moral de crianças em uma situação de jogos de regras, com base na teoria piagetiana. Participaram desta, 40 crianças de duas escolas particulares do município de Linhares - ES, com idades de 5 e 10 anos, distribuídas igualmente de acordo com a idade e o sexo. Realizamos esta pesquisa utilizando os seguintes instrumentos: uma história e um roteiro de entrevista envolvendo a trapaça no Jogo da Velha. A pesquisa foi realizada em uma fase, na qual procurávamos conhecer o juízo moral da criança a respeito da trapaça. Os resultados nos permitiram observar que a totalidade dos participantes, ao ser solicitado que expressassem um juízo a respeito da atitude narrada, disse que a atitude de trapacear estava errada, sendo que o maior número de justificativas mencionadas entre as crianças de 5 anos foi baseada em 'argumentos circulares'. Em contrapartida, a categoria citada mais vezes pelos participantes de 10 anos foi 'desobedeceu à regra do jogo'. Por meio destes resultados, foi possível notar que as crianças de ambas as idades pesquisadas julgavam a trapaça como algo errado. Além disso, associaram as suas concepções a vários aspectos morais já conhecidos, como o roubo e a mentira. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (3): 167-185.

Palavras-chave : juízo moral; desenvolvimento moral; trapaça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )