SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Habilidades de cálculo em jovens e adultos integrados em classes de alfabetização tardia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

LUIZ DE FREITAS, Nathália; DE OLIVEIRA FERREIRA, Fernanda  y  GERALDI HAASE, Vítor. Aspectos linguísticos envolvidos na habilidade de transcodificar entre diferentes representações de número. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 02-15. ISSN 1806-5821.

A habilidade de transcodificação numérica (TN) entre as diferentes representações (verbal-oral, arábica etc.) é fundamental para a realização de atividades aritméticas complexas. Entretanto, os mecanismos subjacentes à TN em língua portuguesa ainda são pouco compreendidos. Assim, investiga-se a existência de processos linguísticos envolvidos na habilidade de TN. Participaram 391 escolares entre 7 e 12 anos, dos quais foram coletadas informações sobre o desempenho em decodificação grafo-fonêmica, por meio do Teste de Desempenho Escolar - TDE - e em transcodificação numérica, através das tarefas de leitura e de ditado de números. Os participantes foram divididos em grupos Controle e Desempenho Inferior em Decodificação Fonêmica, conforme o TDE. Os dados foram tratados por meio de análises frequentistas simples, correlacionais de Pearson e de magnitude do efeito de Cohen, e através de análises de erros em TN baseadas em categorias propostas para outros idiomas. Os resultados indicam a possibilidade de a TN ser de natureza semiótica, sofrer influência do desempenho em habilidades linguísticas basilares, além de apontarem a existência de determinados padrões de processamento cognitivo em TN que podem ser universais e de outros que podem ser específicos da língua portuguesa. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 002-015.

Palabras clave : transcodificação numérica; representação verbal de número; sistema numérico verbal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License