SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Linguistic aspects involved in the ability to transcode between different representations of numberChildren's literature and mathematical concepts development in regards to small children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

MENGARDA, Elias José. Habilidades de cálculo em jovens e adultos integrados em classes de alfabetização tardia. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 16-36. ISSN 1806-5821.

O objetivo desse estudo é avaliar a habilidade de cálculo e as estratégias que os jovens e adultos integrados em classes de alfabetização tardia utilizam para a resolução de problemas. Os três grupos (2 experimentais e 1 controle) foram testados uma vez no início da alfabetização e a segunda vez, seis meses depois. A metodologia consistiu na aplicação de uma bateria de testes para avaliar as habilidades de cálculo e que estratégias utilizam para a resolução de problemas. Foram testadas três hipóteses: a) hipótese da independência cognitiva; b) influência da alfabetização; c) influência da escolarização formal. Ao compararmos os sujeitos que leem com os que não leem, verificou-se que as hipóteses que se destacam são a da alfabetização e a da escolarização, visto que os sujeitos que leem são melhores nas habilidades linguísticas e cognitivas. Contudo, há um grupo minoritário de sujeitos, que não lê nem escreve e que se destaca em algumas habilidades cognitivas, concluindo-se que nem a hipótese da alfabetização, nem a da escolarização são suficientes para explicar o desenvolvimento das habilidades de cálculo, embora a escolarização formal e, possivelmente, a alfabetização tenham contribuído para uma pequena melhora, conforme indicam a análise estatística dos dados. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 016-036.

Keywords : habilidades de Cálculo; estratégias de solução; jovens e adultos; alfabetização tardia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License