SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Aspectos linguísticos envolvidos na habilidade de transcodificar entre diferentes representações de númeroLiteratura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

MENGARDA, Elias José. Habilidades de cálculo em jovens e adultos integrados em classes de alfabetização tardia. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 16-36. ISSN 1806-5821.

O objetivo desse estudo é avaliar a habilidade de cálculo e as estratégias que os jovens e adultos integrados em classes de alfabetização tardia utilizam para a resolução de problemas. Os três grupos (2 experimentais e 1 controle) foram testados uma vez no início da alfabetização e a segunda vez, seis meses depois. A metodologia consistiu na aplicação de uma bateria de testes para avaliar as habilidades de cálculo e que estratégias utilizam para a resolução de problemas. Foram testadas três hipóteses: a) hipótese da independência cognitiva; b) influência da alfabetização; c) influência da escolarização formal. Ao compararmos os sujeitos que leem com os que não leem, verificou-se que as hipóteses que se destacam são a da alfabetização e a da escolarização, visto que os sujeitos que leem são melhores nas habilidades linguísticas e cognitivas. Contudo, há um grupo minoritário de sujeitos, que não lê nem escreve e que se destaca em algumas habilidades cognitivas, concluindo-se que nem a hipótese da alfabetização, nem a da escolarização são suficientes para explicar o desenvolvimento das habilidades de cálculo, embora a escolarização formal e, possivelmente, a alfabetização tenham contribuído para uma pequena melhora, conforme indicam a análise estatística dos dados. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 016-036.

Palabras clave : habilidades de Cálculo; estratégias de solução; jovens e adultos; alfabetização tardia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License