SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Calculation skills in young people and adult classes who are integrated to late literacyLearning styles in engineering manager education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

CARVALHO DA SILVA, Adelmo. Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 37-57. ISSN 1806-5821.

O objetivo deste trabalho foi analisar a possibilidade de construção significativa do conceito de multiplicação, tendo por base a Literatura Infantil, em salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de João Pessoa - PB. Pretendíamos com este trabalho responder a algumas questões relacionadas à aprendizagem de matemática, em conexão com a Literatura Infantil tais como: o processo de construção do conceito de multiplicação, de forma significativa e interdisciplinar, pode ser facilitado no processo de numeramento matemático? Quais as contribuições específicas que a Literatura Infantil pode trazer para tal processo de construção? A compreensão das ideias matemáticas, dos símbolos, da linguagem pictórica do texto poderá contribuir na formação do aluno leitor? Adotou-se a abordagem da pesquisa de base qualitativa. A descrição, análise e interpretação dos fenômenos foram observados à luz da etnografia. A análise foi direcionada, mais especificamente, em três alunos. Os resultados apontaram que os sujeitos investigados atingiram um crescimento substancial e qualitativo quanto à capacidade de leitura e a formação significativa do conceito de multiplicação, e de outros conceitos matemáticos, tais como: proporcionalidade, reversibilidade e comutatividade, apresentados na análise, indispensáveis no processo de numeramento e aprendizagem significativa da matemática. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 037-057.

Keywords : matemática; formação de conceitos; literatura infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License