SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenasRecomendações de qualidade para o processo de avaliação de WebQuests índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

ALVES FARINHA, Corina; SALES SENRA, Cláudia Maria  y  ORLANDO DA SILVA, Fabio Wellington. Os estilos de aprendizagem na formação de engenheiros gestores. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 58-72. ISSN 1806-5821.

Este trabalho investiga uma aplicação da metodologia de projetos ao ensino da disciplina Administração na Engenharia, com enfoque na formação de engenheiros gestores. É particularmente analisada a relação entre a dinâmica interna das equipes que desenvolveram os projetos e os estilos de aprendizagem de seus integrantes. De modo geral, os estudantes demonstraram grande interesse pela disciplina e trabalharam intensamente na execução dos projetos. Os grupos de trabalho foram constituídos espontaneamente pelos estudantes. Contrariamente à hipótese inicial, os estudantes não se agruparam buscando compor equipes com estilos de aprendizagem semelhantes, ou seja, grupos homogêneos, mas em todos havia uma distribuição dos diversos estilos de aprendizagem. No que se refere à organização interna dos grupos, a posição de liderança nem sempre foi ocupada por indivíduos extrovertidos/ativos, como poderia supor-se a priori, mas ocorreu de ser assumida por indivíduos introvertidos ou reflexivos. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 058-072.

Palabras clave : metodologia de projetos; engenheiro gestor; estilos de aprendizagem; ensino de ciências..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License