SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Recomendações de qualidade para o processo de avaliação de WebQuestsTomada de decisão e outras funções executivas: um estudo correlacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

FILGUEIRAS, Alberto et al. Características psicométricas do "Portable Tactual Performance Test" (P-TPT) em indivíduos cegos. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 83-93. ISSN 1806-5821.

A percepção háptica é uma das bases fundamentais para a Avaliação Psicológica em indivíduos cegos. Todavia, o Brasil carece de instrumentos que usam esta modalidade de input sensorial na mensuração de habilidades cognitivas. O Portable Tactual Performance Test (P-TPT) é um teste que faz uso do sistema tátil da criança para avaliar a lateralização e as habilidades sensório-motoras, localização espacial, interconexão cerebral de informações entre os dois hemisférios e capacidade psicomotora comparada. Com o objetivo de analisar se este instrumento será eficaz nas mensurações propostas dentro da realidade brasileira, fizemos a aplicação em uma amostra de 32 crianças portadoras de deficiências visuais congênitas do Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro. Analisamos os dados coletados com base em princípios da Teoria Clássica de Testes (TCT) sob os parâmetros da Psicometria estabelecidos na literatura. Utilizamos dois diferentes métodos de análise: Análise Fatorial Exploratória (AFE), e Homogeneidade do teste através do coeficiente Alfa de Cronbach. Os resultados da AFE revelaram 4 diferentes fatores correspondendo ao número de tarefas do teste. Os itens ficaram dentro de seus respectivos fatores, mostrando boas cargas fatoriais que variaram entre 0,41 e 0,92. Quanto à Homogeneidade, os coeficientes Alfa de Cronbach ficaram acima de 0,90 mostrando boa consistência estrutural do teste. Através destes resultados, discutimos as características psicométricas do P-TPT e avaliamos se o teste terá valor na Avaliação Psicológica em crianças cegas no Brasil. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 083-093.

Palabras clave : percepção háptica; avaliação psicológica; psicometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License