SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Características psicométricas do "Portable Tactual Performance Test" (P-TPT) em indivíduos cegosProcessos implícitos não-conscientes na tomada de decisão: a hipótese dos marcadores somáticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

NUNEZ CARVALHO, Janaína Castro et al. Tomada de decisão e outras funções executivas: um estudo correlacional. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 94-104. ISSN 1806-5821.

O construto Funções Executivas (FE) é um grupo de processos composto por múltiplos componentes, porém ainda é insuficiente definido e operacionalizado. Podem ser considerados, pela participação de processamentos emocionais, "frios" e "quentes". O objetivo deste estudo foi correlacionar o construto Tomada de Decisão (TD), considerado uma FE "quente", avaliado pelo Iowa Gambling Task (IGT), com outros componentes executivos avaliados pelos Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WSCT), do Trail Making Test (TMT) e do Hayling Test. Em relação ao desempenho global do IGT, somente foi encontrada relação inversa com o tempo da parte B do Hayling Test, sugerindo que a velocidade de inibição pode se relacionar diretamente com uma TD vantajosa. Foram encontradas correlações inversas entre o desempenho no primeiro bloco do IGT e outros escores dos três instrumentos de FE, indicando um processamento distinto no início deste paradigma. Uma possível hipótese é que mecanismos explícitos mais necessários nas outras tarefas executivas poderiam ter uma associação negativa com o desempenho no início do IGT, em que um processamento implícito e emocional é privilegiado. Sugerem-se estudos sobre a relação do construto mensurado pelo IGT com outras FE consideradas "quentes". © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 094-104.

Palabras clave : funções executivas; Iowa Gambling Task; tomada de decisão; flexibilidade cognitiva; inibição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License