SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Tomada de decisão e outras funções executivas: um estudo correlacionalNaturalismo e ciência cognitiva: por uma abordagem sistêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

ALMADA, Leonardo Ferreira. Processos implícitos não-conscientes na tomada de decisão: a hipótese dos marcadores somáticos. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 105-119. ISSN 1806-5821.

Nesse artigo, pretendemos avaliar os fundamentos filosóficos e científicos da hipótese dos marcadores somáticos (HMS) quanto ao papel exercido por processos implícitos não-conscientes nas tomadas de decisão. Para tanto, analisaremos as relações entre nosso sistema neural reflexivo e nosso sistema neural impulsivo, destacando o papel da amígdala e do córtex pré-frontal ventromedial no desencadeamento de estados afetivos/emocionais que aumentam ou diminuem a velocidade e acurácia de processos decisórios. Essa discussão nos conduzirá à análise do modo como estados somáticos podem ser conduzidos por indutores primários e/ou secundários. Essa última análise propiciará um entendimento sobre como a emergência ou ausência da força de vontade depende da interação entre o sistema neural impulsivo, que desencadeia estados somáticos de indutores primários, e o sistema neural reflexivo, que desencadeia estados somáticos de indutores secundários. Concluímos que o conceito tradicional de autonomia precisa ser revisto, ainda que estejamos longe da possibilidade de fundamentar um novo. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 105-119.

Palabras clave : processos implícitos não-conscientes; sistemas neurais reflexivo e impulsivo; indutores primários e secundários; força de vontade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License