SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Naturalismo e ciência cognitiva: por uma abordagem sistêmicaPercepção estética e cultural de produtos regionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

STRACK, Ricardo  y  DEL PINO, José Cláudio. Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisar. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 130-151. ISSN 1806-5821.

Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 130-151.

Palabras clave : consenso; concepções; formação dos químicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License