SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Dos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisarO conhecimento de mundo e as experiências do falante no Processamento da Linguagem Natural: a polissemia em foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

BOAVISTA LUSTOSA CAVALCANTE, Ana Luisa; SITTA PRETO, Seila Cibele; PEREIRA FIALHO, Francisco Antônio  y  DOS SANTOS, Neri. Percepção estética e cultural de produtos regionais. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 152-165. ISSN 1806-5821.

O artigo aborda a percepção visual sobre a identidade cultural de um produto do artesanato regional, buscando compreender a interpretação sobre os valores estéticos e culturais agregados aos produtos. Para tanto, foi aplicada a um grupo de 16 graduandos do 4º ano do curso de Design de uma universidade estadual do Paraná, a ferramenta Diferencial Semântico cujos conceitos opostos foram retirados das Técnicas Visuais da sintaxe da linguagem visual. Os graduandos tiveram um tempo para assinalar quais dos conceitos antagônicos mais se aproximavam da imagem projetada, e no plano icônico o que era percebido. O resultado deste pré-experimento foi uma análise paramétrica entre o pré e o pós-teste e uma transcodificação das percepções visuais para a linguagem verbal a partir das verbalizações da mensagem percebida visualmente pelos graduandos. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 152-165.

Palabras clave : percepção estética; identidade cultural; sintaxe visual; produto regional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License