SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Percepção estética e cultural de produtos regionaisDas 'Neurociências Aplicadas ao Marketing' ao 'Neuromarketing Integrativo' índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

BIDARRA, Jorge. O conhecimento de mundo e as experiências do falante no Processamento da Linguagem Natural: a polissemia em foco. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 166-177. ISSN 1806-5821.

A quantidade de palavras polissêmicas em língua portuguesa é bastante significativa. Apesar de o fenômeno, pelo menos aparentemente, não impor dificuldades para os falantes da língua, o mesmo, no entanto, não se verifica em relação aos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores que se debruçam sobre o assunto. Dos muitos avanços obtidos pelas pesquisas, o que já se sabe é que, enquanto tratadas apenas de um ponto de vista gramatical, as respostas não têm sido satisfatórias. Os estudos apontam que, para resolver os dilemas teóricos impostos pela polissemia, necessário se faz considerar não só os aspectos gramaticais em jogo, mas também o conhecimento de mundo e as experiências de vida dos falantes. Para a presente discussão, além de serem passadas em revista algumas abordagens teóricas que buscam uma solução para problema em questão, forneço alguns exemplos ilustrativos com o objetivo de auxiliar a compreensão do fenômeno, bem como dos impasses que se colocam. Ao longo do texto, tento chamar a atenção do leitor para as diferentes estratégias que tendem entrar em ação quando se está diante da polissemia e da necessidade de desambiguação. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 166-177.

Palabras clave : polissemia; estratégias linguístico-cognitivas; desambiguação; processamento da linguagem natural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License