SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O conhecimento de mundo e as experiências do falante no Processamento da Linguagem Natural: a polissemia em focoEducabilidade cognitiva de aluno com síndrome do X Frágil: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

DIAS, Alvaro Machado. Das 'Neurociências Aplicadas ao Marketing' ao 'Neuromarketing Integrativo'. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 178-189. ISSN 1806-5821.

Ainda que muito se fale em neuromarketing, a verdadeira penetração das neurociências no âmbito das pesquisas de marketing é baixa no Brasil e no mundo, em direta oposição ao seu propagado potencial. Diversos fatores concorrem para isto: o mercado de neuromarketing possui muito mais gente que procura tirar alguma vantagem falando sobre neuromarketing do que gente que sabe programar e conduzir experimentos nessa área; diversas noções equivocadas - e outras parcialmente corretas, mas notoriamente irrefletidas - são disseminadas, enfraquecendo a imagem de seriedade da técnica. Mas, para além destes aspectos menores, um fator que se destaca é a inexistência de substrato para a promoção de relações sinérgicas com as técnicas naturalistas que todos sabemos serem indispensáveis às pesquisas de marketing. O presente ensaio propõe uma abordagem original do estado da arte e das limitações do campo, desde um ponto de vista fundamentado por uma sólida experiência de programação em neurociências voltada ao marketing e neuroeconomia e introduz uma metodologia que pode servir de base para o surgimento de versões mais eficientes e integrativas de neuromarketing. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 178-189.

Palabras clave : neuromarketing; marketing; neuroeconomia; fMRI; EEG.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License