SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1From 'Neuroscience Applied to Marketing' to 'Integrative Neuromarketing' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

BARROS DA CUNHA, Ana Cristina  and  MAGALHAES SANTO, Joyce Goulart. Educabilidade cognitiva de aluno com síndrome do X Frágil: um estudo de caso. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 190-204. ISSN 1806-5821.

A síndrome do X Frágil é uma causa hereditária comum e a segunda etiologia genética de retardo mental mais frequente, superada apenas pela Síndrome de Down. Apesar de responder bem à medicação, é necessário a utilização concomitante de outras terapias e recursos de pedagogia especializada. Este estudo de caso mostra os resultados de um aluno de dez anos em situação de avaliação cognitiva dinâmica após doze semanas de intervenção com um programa de promoção cognitiva de base sócio-interacionista, o Currículo Cognitivo Brigth Start. Discute-se a viabilidade de programas de promoção cognitiva e processos de avaliação dinâmica como mais adequados para a população com problemas de desenvolvimento e aprendizagem. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 190-204.

Keywords : síndrome do X Frágil; educação cognitiva; avaliação dinâmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License