SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Das 'Neurociências Aplicadas ao Marketing' ao 'Neuromarketing Integrativo' índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

BARROS DA CUNHA, Ana Cristina  y  MAGALHAES SANTO, Joyce Goulart. Educabilidade cognitiva de aluno com síndrome do X Frágil: um estudo de caso. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 190-204. ISSN 1806-5821.

A síndrome do X Frágil é uma causa hereditária comum e a segunda etiologia genética de retardo mental mais frequente, superada apenas pela Síndrome de Down. Apesar de responder bem à medicação, é necessário a utilização concomitante de outras terapias e recursos de pedagogia especializada. Este estudo de caso mostra os resultados de um aluno de dez anos em situação de avaliação cognitiva dinâmica após doze semanas de intervenção com um programa de promoção cognitiva de base sócio-interacionista, o Currículo Cognitivo Brigth Start. Discute-se a viabilidade de programas de promoção cognitiva e processos de avaliação dinâmica como mais adequados para a população com problemas de desenvolvimento e aprendizagem. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (1): 190-204.

Palabras clave : síndrome do X Frágil; educação cognitiva; avaliação dinâmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License