SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Características do manejo técnico e interpessoal apresentadas por profissionais da saúde na interação com pacientes em estado de coma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

WINOGRAD, Monah; MARTINS DE JESUS, Milena Vasconcelos  e  UEHARA, Emmy. Aspectos qualitativos na prática da avaliação neuropsicológica. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 02-13. ISSN 1806-5821.

É consenso entre os profissionais de neuropsicologia que os resultados quantitativos dos testes neuropsicológicos refletem a maturidade conceitual e o nível cognitivo dos pacientes. Sabe-se que muitas variáveis podem interferir no desempenho dos indivíduos durante a realização dos testes, sendo a avaliação qualitativa tão importante quanto à avaliação quantitativa. Com o objetivo de averiguar a atribuição da importância atribuída à avaliação qualitativa por neuropsicólogos em sua prática clínica, foi realizada uma pesquisa qualitativa composta por uma entrevista semiestruturada com 11 profissionais da área. Os resultados foram organizados em 13 princípios de classificação e deram origem a 31 categorias, das quais 27 abordaram os aspectos qualitativos. Os dados encontrados permitiram concluir que a importância dada pelos neuropsicólogos à avaliação qualitativa ainda está muito aquém do necessário. Novas estratégias devem ser traçadas a fim de aprimorar a formação do profissional da neuropsicologia, visando um olhar mais global do funcionamento cognitivo e sócio-afetivo. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 002-013.

Palavras-chave : neuropsicologia; avaliação neuropsicológica; avaliação quantitativa; avaliação qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )