SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Características do manejo técnico e interpessoal apresentadas por profissionais da saúde na interação com pacientes em estado de comaO que está errado com a dissociação funcional? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

MAIA DA COSTA, Lucélida de Fátima; SANCHEZ LIZARDI, Patrícia  y  GHEDIN, Evandro. Linguagem e pensamento: as ideias de Steven Pinker e suas implicações para o ensino da matemática no contexto indígena Ticuna. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 28-39. ISSN 1806-5821.

No presente trabalho, discutimos as possíveis implicações para o ensino da matemática, a partir das ideias de Steven Pinker, referentes ao funcionamento da mente e sua principal proposta que afirma ser a linguagem um instinto visto que já nascemos com uma estrutura mental preparada para desenvolvê-la. O objetivo deste trabalho é, a partir das ideias de Pinker, mostrar que os trançados indígenas Ticuna podem ser compreendidos como uma linguagem que expressa uma memória cultural rica em tradição e ideias matemáticas que deve ser considerada ao pensarmos estratégias de ensino nesse contexto. Para tanto, a metodologia utilizada conciliou a pesquisa bibliográfica com dados de cunho etnográfico, permitindo-nos inferir que o processo de confecção dos trançados conserva uma linguagem que direciona o pensamento matemático na construção das formas que o ornamentam indicando possibilidade de sua utilização como mote para o ensino de Matemática na escola indígena Ticuna. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 028-039.

Palabras clave : ensino de matemática; Pinker; linguagem; pensamento; trançados Ticuna..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )