SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O que está errado com a dissociação funcional?Um olhar evolucionista para a arte de M. C. Escher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

MELO, Wilson Vieira; BIZARRO, Lisiane; PEIXOTO, Marjana S.  e  OLIVEIRA, Alcyr Alves. Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 51-62. ISSN 1806-5821.

A escuta dicótica foi um dos primeiros e mais importantes métodos de investigação da atenção seletiva. Estudos envolvendo a ansiedade não clínica utilizando este paradigma podem apresentar resultados diferentes daqueles observados em populações clinicamente ansiosas. O objetivo deste estudo foi comparar o viés de atenção para palavras com carga emocional em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e de estado usando a escuta dicótica. Os participantes foram estudantes universitários (n=84, média=22 anos de idade, desvio padrão=2,3) que responderam ao Inventário de Ansiedade de Traço e Estado (IDATE). Na tarefa, foram utilizados 20 pares de palavras com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com palavras controles neutras, advindas do Affective Norms for English Words (ANEW). Os resultados indicaram que a ansiedade de traço ou estado não são importantes para detectar o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 051-062.

Palavras-chave : atenção seletiva; viés de atenção; ansiedade; escuta dicótica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )