SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Assessment of attentional bias in the auditory channel and anxiety in undergraduate studentsEpistemological obstacles amongst graduate students in biochemistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

BENEDITO EUGENIO, Tiago José. Um olhar evolucionista para a arte de M. C. Escher. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 63-75. ISSN 1806-5821.

Nos últimos anos, a arte deixou de ser entendida apenas sob o ponto de vista histórico, social, cultural e estético, adquirindo também um sentido biológico explícito. São crescentes os esforços para compreender, por exemplo, a relação entre evolução, cérebro e arte. O artista gráfico holandês Mauritus Cornlis Escher produziu uma série de obras de arte que provocam uma verdadeira confusão mental no observador. Ele é sempre lembrado como um amante da matemática, mas acreditamos que sua genialidade matemática e artística permitiu também uma investigação evolucionista do mundo. Neste ensaio é proposta uma análise de algumas de suas obras sob o ponto de vista evolucionista, cujos pilares encontram-se nas ideias de Charles Darwin. Assim, apresentamos a ideia de que em algumas obras desse artista podemos encontrar pressupostos evolucionistas, tais como: (1) conexão entre espécies diferentes e da modificação das mesmas ao longo do tempo e do espaço. (2) renuncia à natureza obsoleta de homem fundamentada, sobretudo, na ideia lockiana de tábula rasa e de dualidade cartesiana. (3) relação de interdependência entre natureza e criação. Neste ensaio, defendemos que a arte pode antecipar a ciência. Dessa forma, dentro de suas especificidades, a ciência e arte podem expressar, de diferentes formas, uma mesma ideia. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 063-075.

Keywords : Escher; arte; evolução; ciência; darwinismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )