SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Significação sem representação: a teoria pragmática da significação de Jakob von UexküllSaber formal e saber local: convergências e assimetrias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

LEOPOLDINO DA SILVA, Antonio Waldimir et al. Consciência da situação em equipes transdisciplinares. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 115-134. ISSN 1806-5821.

A Consciência da Situação (CS) é um elemento central na tomada de decisão individual ou coletiva. Construída a partir de uma análise pessoal e instantânea da realidade, em um processo cíclico e contínuo, traz em si fatores intrínsecos do agente, como sua visão de mundo. Objetivando verificar como a CS ocorre em equipes transdisciplinares (ou seja, compostas por cientistas e atores sociais leigos), o presente estudo teórico foi conduzido por meio de pesquisa bibliográfica sobre o "estado da arte" do tema. Constatou-se que a CS das equipes se mostra maior do que a mera soma das CSs individuais de seus integrantes, e verifica-se a ocorrência de uma fração distribuída e outra compartilhada, esta de maior importância por representar uma visão comum entre dois ou mais membros. Nas equipes transdisciplinares, as CSs são provavelmente muito diferentes entre estes dois grupos, o que pode trazer impacto negativo à qualidade ou ao resultado final do trabalho. Apresenta-se um modelo de representação da CS em composições transdisciplinares, bem como são apontadas medidas que podem aproximar a CS das pessoas em uma equipe. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 115-134.

Palabras clave : Consciência da situação; equipe; supradisciplinaridade; transdisciplinar; transdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )