SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Formal knowledge and local knowledge: similarities and asymmetriesDream to forget: an introduction to the "Reverse-Learning" hypothesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

IZABAL WONG, Cristina Elizabeth; COTRENA, Charles  and  FONSEC, Rochele Paz. Evidências de validade e fidedignidade em instrumentos de cancelamento. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 155-167. ISSN 1806-5821.

Na presente revisão sistemática, objetivou-se apresentar um panorama dos estudos que buscaram evidências de validade e fidedignidade em instrumentos padronizados de cancelamento visual. Foram incluídos onze estudos com dados referentes a dez instrumentos de cancelamento visual. Destes, seis testes foram utilizados com objetivo principal de buscar evidências de validade e de fidedignidade. Observou-se que os testes de cancelamento mais utilizados para a obtenção de parâmetros psicométricos foram o Apples Test, Character-Line Bisection Task e Symbol Cancellation Test. Em relação aos tipos de validade mais explorados, foram a validade de construto e a validade concorrente/convergente. A técnica mais utilizada para sua obtenção foi a correlação com testes considerados padrão-ouro. Em relação à fidedignidade, a técnica mais utilizada foi a de teste-reteste. Em geral, observaram-se poucos estudos com o intuito de obter evidências de validade e de fidedignidade em instrumentos de cancelamento, sendo um número menor ainda em populações saudáveis. Estes parâmetros psicométricos e metodológicos precisam ser mais explorados para garantia de melhor acurácia dos instrumentos de avaliação neuropsicológica. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 155-167.

Keywords : validade; fidedignidade; testes de cancelamento; avaliação neuropsicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )