SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Evidências de validade e fidedignidade em instrumentos de cancelamentoAspectos neurais em chutes no futebol: um estudo de caso sobre a adaptação de técnicas cinemétricas para avaliação e treinamento cognitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

RODRIGUEZ DE SA, José Felipe  e  ARANHA ROSSI, Thais Régis. Sonhar para esquecer: uma introdução à hipótese da "Aprendizagem-Reversa". Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 168-176. ISSN 1806-5821.

As ferramentas e aportes conceituais da neurociência têm produzido avanços nas pesquisas sobre as características do sono e dos sonhos, associando estas aos processos de consolidação de memória. O presente artigo visa analisar a contribuição da hipótese da "Aprendizagem-Reversa" ao campo da psicologia. Pela natureza associativa da memória e pelo fato de forjarem-se novas conexões neurais diariamente através do aprendizado, as redes neuronais criariam memórias "falsas". Com o risco de ficar sobrecarregada, esta rede passaria por uma "desaprendizagem" periódica; seria necessário um mecanismo para enfraquecer as conexões sinápticas errôneas durante o sono REM. As implicações dessa teoria serão avaliadas, que vão desde como evoluiu o sistema nervoso até a desconsideração de que os sonhos tenham origem nas necessidades psicológicas individuais. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 168-176.

Palavras-chave : sonhos; sono REM; redes neurais; computação; psicanálise; neurofisiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )