SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Aspectos neurais em chutes no futebol: um estudo de caso sobre a adaptação de técnicas cinemétricas para avaliação e treinamento cognitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DAMASIO, Felipe; ALLAIN, Olivier  e  EUZEBIO, Geison João. O uso da exposição "Ciência Massa" como atividade não formal para a formação de professores licenciandos em Ciências da Natureza. Ciênc. cogn. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 185-205. ISSN 1806-5821.

Neste trabalho está descrito o projeto realizado durante dois anos junto a uma turma ingressante em Licenciatura em Ciência da Natureza com habilitação em Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), campus Araranguá. O tema gerador adotado foi a Astronomia, em comemoração ao seu ano internacional ocorrido em 2009 e o projeto recebeu recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todas as atividades foram planejadas para serem desenvolvidas em forma de atividades de extensão em ambientes não formais de ensino (comunidades, museus, ambientes abertos, pontos turísticos), elaboradas e realizadas pelos licenciandos durante quatro semestres. O projeto inicialmente contou com atividades de ensino para os alunos da Licenciatura que se seguiu ao planejamento e realização das atividades de extensão. A avaliação do projeto usou os dados alcançados pela realização das atividades e também se deu por meio da análise de um grupo focal realizado com os licenciandos participantes do projeto. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 185-205.

Palavras-chave : formação de professores; ciências da natureza; ensino não formal; extensão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )