SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Metáforas da "Terra da Gente" e a aprendizagem midiática de conceitos científicosNeuroaccounting: reinterpretando resultados de pesquisas em Contabilidade Gerencial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

KARINE RAMOS, Daniela. Jogos cognitivos eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolar. Ciênc. cogn. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 19-32. ISSN 1806-5821.

Este artigo tem o objetivo de reforçar a importância dos jogos para o desenvolvimento infantil e apresentar uma nova modalidade que são os jogos cognitivos eletrônicos e suas contribuições ao processo de aprendizagem no contexto escolar. A pesquisa realizada teve um caráter exploratório e pautou-se na abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos quatro professores que participaram da aplicação de um programa de neuroeducação, baseado no uso de jogos cognitivos eletrônicos, por um período entre 10 e 15 semanas em 4 turmas do Ensino Fundamental, somando um total de 100 alunos. Os resultados obtidos a partir da observação sistemática com base em categorias comportamentais revelaram mudanças em relação a atenção, a capacidade de resolver problemas e aos comportamentos sociais. © Cien. Cogn. 2013; Vol. 18 (1): 019-032.

Palabras clave : jogos cognitivos; jogos eletrônicos; aprendizagem; neuroeducação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )