18 1 
Home Page  

Ciências & Cognição

 ISSN 1806-5821

KARINE RAMOS, Daniela. Jogos cognitivos eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolar. []. , 18, 1, pp. 19-32. ISSN 1806-5821.

^lpt^aEste artigo tem o objetivo de reforçar a importância dos jogos para o desenvolvimento infantil e apresentar uma nova modalidade que são os jogos cognitivos eletrônicos e suas contribuições ao processo de aprendizagem no contexto escolar. A pesquisa realizada teve um caráter exploratório e pautou-se na abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos quatro professores que participaram da aplicação de um programa de neuroeducação, baseado no uso de jogos cognitivos eletrônicos, por um período entre 10 e 15 semanas em 4 turmas do Ensino Fundamental, somando um total de 100 alunos. Os resultados obtidos a partir da observação sistemática com base em categorias comportamentais revelaram mudanças em relação a atenção, a capacidade de resolver problemas e aos comportamentos sociais. © Cien. Cogn. 2013; Vol. 18 (1): 019-032.^len^aThis article aims to reinforce the importance of games to the children development and present a new modality, which is cognitive electronic games and its contributions to the learning process in school context. The survey had an exploratory nature and was based on quantitative and qualitative approaches. The subjects were four teachers who participated in the implementation of a computer application for neuroeducation using cognitive electronic games. It was applied, for a period between 10 and 15 weeks, in four classes of elementary school (total of 100 students). The results obtained from systematic observation based on behavioral categories revealed changes in: attention, problem-solving skills, and social behaviors. © Cien. Cogn. 2013; Vol. 18 (1): 019-032.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )