SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Jogos cognitivos eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolarA visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

CARLOS FERNANDES, Francisco  y  DA SILVA ZONATTO, Vinícius Costa. Neuroaccounting: reinterpretando resultados de pesquisas em Contabilidade Gerencial. Ciênc. cogn. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 33-45. ISSN 1806-5821.

Este estudo objetiva analisar resultados de pesquisas anteriores realizadas em contabilidade gerencial, sob as perspectivas da neuroaccounting, considerando-se os achados de Dickhaut, Basu, Mccabe e Waymire (2010), em Neuroaccounting: Consilience between the biologically evolved brain and culturally evolved accounting principles. Trata-se de um ensaio teórico, baseado em uma pesquisa bibliográfica, que busca reinterpretar os resultados dos estudos desenvolvidos por Guerreiro, Casado e Bio (2001), Slomski, Batista e Carvalho (2003), Megliorini e Guerreiro (2004), Guerreiro, Crozatti e Ribeiro (2005a) e Guerreiro, Frezatti e Casado (2006). A justificativa para o estudo está nos achados de Dickhaut et al. (2010), o qual aponta para uma explicação científica da evolução das práticas de contabilidade. Segundo os autores, os princípios da contabilidade evoluíram culturalmente, emergindo e persistindo, porque é coincidente com a forma como o cérebro evoluiu biologicamente para fomentar o intercâmbio social. Logo, pode-se explicar o porquê do baixo grau de implementação de novas técnicas e conceitos de contabilidade gerencial em algumas organizações. Conclui-se que, por meio da neuroaccounting, é possível entender melhor alguns resultados de estudos anteriores. Verifica-se também que o processo de implementação de sistemas de controles gerenciais deve mudar, devendo-se ponderar sobre o condicionamento do cérebro humano. © Cien. Cogn. 2013; Vol. 18 (1): 033-045.

Palabras clave : contabilidade gerencial; ensaio teórico.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )