SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Neuroaccounting: reinterpretando resultados de pesquisas em Contabilidade GerencialDo divã à neuropsicanálise:: alguns casos clínicos à luz da teoria freudiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

APARECIDA VOLANTE ZANON, Dulcimeire  y  TEIXEIRA MACHADO, Adriana. A visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em química. Ciênc. cogn. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 46-56. ISSN 1806-5821.

Resumo O objetivo deste trabalho consiste em buscar um viés comparatista acerca da representação do cientista para estudantes iniciantes do ensino superior de Química em relação a outros estudos realizados no ensino fundamental e médio. Por meio de desenhos legendados, os estudantes matriculados numa disciplina de caráter pedagógico, oferecida por um curso de formação de professores de Química de uma universidade estadual paulista, representaram o cientista e seu agir. Esses desenhos foram agrupados em categorias de acordo com as características comuns e posteriormente quantificados, a fim de identificarmos a frequência com que certos comportamentos foram retratados pelos estudantes. Também analisamos a produção textual dos estudantes sobre essa temática. Observamos que apresentaram uma visão estereotipada de ciência e cientista vinculada aos meios de comunicação de modo similar a de estudantes do ensino básico (fundamental e médio) conforme retratada na literatura. © Cien. Cogn. 2013; Vol. 18 (1): 046-056.

Palabras clave : formação de professores; ensino superior; cientista; química; representações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )