SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em químicaPreditores psicológicos, reações e o processo de intervenção psicológica em atletas lesionados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

C. BOCCHI, Josiane  e  MANZONI-DE-ALMEIDA, Daniel. Do divã à neuropsicanálise: : alguns casos clínicos à luz da teoria freudiana. Ciênc. cogn. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 57-69. ISSN 1806-5821.

Resumo Dentre as principais questões endereçadas à psicanálise contemporânea, uma boa parte dos temas diz respeito ao papel da psicanálise frente às neurociências, e à presença cada vez mais frequente de conceitos psicodinâmicos em modelos neurobiológicos sobre a mente e o cérebro. Há diversos artigos científicos recentes que se apoiam em recursos de neuroimagem para propor aproximações entre alguns conceitos freudianos clássicos e determinados resultados empíricos. Alguns estudos até propõem uma junção entre as duas áreas, o que tem gerado polêmicas. Este artigo discute o surgimento da Neuropsicanálise e o que ela representa nesse debate. Para traçar uma reflexão inicial sobre a proposta neuropsicanalítica, relatamos alguns de seus procedimentos clínicos em associação com o método psicanalítico de investigação do inconsciente e as concepções freudianas de melancolia e narcisismo. © Cien. Cogn. 2013; Vol. 18 (1): 057-069.

Palavras-chave : Freud; neuropsicanálise; neurociências; estudo de caso; narcisismo; Freud; Neuropsychoanalysis; Neurosciences; study case; narcissism.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )