SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Do divã à neuropsicanálise:: alguns casos clínicos à luz da teoria freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

BARBOSA RIBEIRO, Victor; REGINA GARIJO DE OLIVEIRA, Sandra  e  GONCALVES DA SILVA, Flávia. Preditores psicológicos, reações e o processo de intervenção psicológica em atletas lesionados. Ciênc. cogn. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 70-88. ISSN 1806-5821.

Resumo Atualmente novas alternativas e intervenções têm sido buscadas para o enfrentamento de lesões sofridas pelos atletas. Esta revisão teve por objetivo avaliar os estudos publicados entre os anos de 2002 a 2012 sobre os traços psicológicos preditores de lesão, a reação frente à lesão, as principais técnicas de intervenção psicológica, a abordagem multidisciplinar e o apoio social. Foram selecionadas 41 publicações, sendo que 10 retratavam o tema traços psicológicos preditores de lesão, 15 a reação frente à lesão e 19 identificavam as principais técnicas de intervenção psicológica, abordagem multidisciplinar e o apoio social. Encontrou-se que dois dos principais traços psicológicos preditores de lesão são a exacerbação do estresse e da ansiedade frente aos eventos internos e externos ao ambiente esportivo. Além disso, diante da lesão, o atleta tende a ter uma negação inicial da lesão e com o tempo de acordo com o suporte recebido e sua personalidade pode agir de diferentes formas na recuperação. Algumas técnicas têm sido descritas como relevantes para a intervenção psicológica, entretanto, ainda é necessária uma melhor capacitação nesta área para os profissionais envolvidos na recuperação, bem como a aproximação e interação destes com psicólogos do esporte. © Cien. Cogn. 2013; Vol. 18 (1): 070-088.

Palavras-chave : lesões atléticas; psicologia; apoio social; estresse psicológico; intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )