SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Adquisición del uso de alcohol en un grupo de adolescentes mexicanos: el efecto de la relación con amigos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

ROLIM NETO, Modesto Leite  y  ROCHA, Vera Maria da. O processo narrativo nas manifestações do fenômeno depressivo. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste trabalho é avaliar a importância do processo narrativo na descrição dos significados envolvidos no fenômeno depressivo. A população pesquisada compreendeu 324 pacientes, que procuraram os serviços clínicos e psicológicos no Posto de Saúde Auta Alves Ferreira, na cidade de Aparecida e no Hospital Municipal de Santa Cruz, localizados no interior da Paraíba, tendo como motivo da consulta sofrimento e/ou dor psíquica. Desses, foi composta uma amostra de 159 pacientes, incluindo adolescentes e adultos, de ambos os sexos. Para coleta de dados foi utilizada a entrevista narrativa. A análise das entrevistas seguiu o procedimento delineado por Schutz. As narrativas proporcionam a oportunidade ímpar de rever conceitos, discutir histórias de vida e ouvir posicionamentos no (re)contar episódios relativos à depressão. As narrativas constituem-se em fator determinante no considerar através da palavra os conflitos inerentes à tentativa de uma escuta comprometida à vivência da depressão.

Palabras clave : Depressão; Narração; Dor; Estresse psicológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License