SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Aquisição do uso de álcool em um grupo de adolescentes mexicanos: o efeito da relação com amigosA prática de acompanhante terapêutico com o portador de transtorno mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MARCAL, Cíntia Leila de Araújo; ASSIS, Fernanda de  e  LOPES, Gertrudes Teixeira. O uso de bebidas alcoólicas pelos estudantes de enfermagem da Universidade do estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

Problema do estudo: qual é o uso de bebidas alcoólicas pelos acadêmicos de Enfermagem da UERJ? Objetivos: identificar o uso de bebidas alcoólicas pelos acadêmicos da FENF/UERJ e verificar os fatores que levam à sua ingestão. Estudo descritivo quantitativo investigou 177 estudantes do 1º ao 9º períodos, de abril a junho de 2004, mediante a aplicação de um questionário. Os resultados evidenciaram que a maioria faz uso de bebida alcoólica, iniciando o beber entre 13 e 16 anos, por diversão, descontração e ficam alegres após a ingestão do álcool. Para alguns o consumo cresceu após ingressar na universidade.

Palavras-chave : Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Alcoolismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License