SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2A prática de acompanhante terapêutico com o portador de transtorno mentalAlcoolismo parental e suas repercussões sobre crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MATSUMOTO, Karen dos Santos; CRAVEIRO, Mariana Freire; ROCHA, Patrícia Rodrigues da  e  LOPES, Gertrudes Teixeira. O uso do tabaco entre os universitários de enfermagem da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ). SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

O estudo refere-se ao hábito de fumar entre alunos de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivos identificar os fatores que estimulam o uso de tabaco e verificar a sua incidência entre esses alunos. Trata-se de estudo descritivo quantitativo que investigou 213 estudantes do 1º ao 9º período, de abril a dezembro de 2004, mediante aplicação de um questionário. Os resultados demonstraram que 42% dos alunos experimentou o fumo alguma vez na vida, porém, a maioria desses (73%) não continuou o uso. Dos que continuaram (26%), 65% iniciou entre 16 e 20 anos de idade, e 53% desenvolveu o hábito por curiosidade e desejo de fumar.

Palavras-chave : Enfermagem; Estudantes de graduação; Hábito de fumar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License