SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O uso do tabaco entre os universitários de enfermagem da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ)Atenção da enfermagem ao portador de transtorno depressivo: uma reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ZANOTI-JERONYMO, Daniela Viganó  e  CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Alcoolismo parental e suas repercussões sobre crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

Um dos fatores de risco para o alcoolismo na vida adulta é ser filho de alcoolista. Com esse tema em foco, o presente trabalho objetivou revisar a literatura dos últimos 5 anos nas bases de dados Medline, Psyclit e Lilacs, que abordavam crianças e ou adolescentes filhos de alcoolistas. De 300 pesquisas, foram selecionados 27 trabalhos. A análise dos trabalhos resultou em 3 áreas temáticas: alcoolismo parental associado com características afetivas e comportamentais da criança ou do adolescente; em co-ocorrência com outro distúrbio e características da criança ou do adolescente; e fatores de proteção à saúde mental da criança ou do adolescente.

Palavras-chave : Alcoholismo; Relações familiares.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License